
O Pórtico Metrópole, como ressaltou o prefeito de Belém, envolve a segurança na travessia de pedestres, fluidez no trânsito de veículos e marca a delimitação dos municípios de Belém e Ananindeua. Duas mil e quinhentas pessoas transitam a cada hora pela área coberta, agora, pelo pórtico. O fluxo de veículos atinge a 70 mil, e a expectativa dos técnicos da Prefeitura de Belém é de que com a reorganização do trânsito, incluindo a retirada do semáforo do perímetro, o trânsito no Entroncamento possa escoar melhor. O pórtico começou a ser construído em 2008, e conta com dois blocos de acesso (um ao lado da loja Esplanada e outra ao lado do shopping center), uma passarela e uma torre de sustentação.
Caixas eletrônicos funcionam no térreo do bloco Castanheira, e a administração está instalada no primeiro pavimento. Nos blocos Esplanada e Castanheira, há escadas rolantes e elevador para portadores de necessidades especiais, além de escada convencional e rampas para subida e descida de bicicletas. O Pórtico Metrópole reúne uma passarela coberta a um altura de 5,50 metros, em um conjunto metálico sustentado por estruturas tubulares paralelas, com laterais abertas, e uma torre de sustentação em concreto com altura de 40 metros, localizada no bloco Castanheira. A segurança no pórtico será feita por meio de seis guardas municipais durante 24 horas, todos os dias, para reprimir a ação de vândalos e pichadores e coibir a atuação de vendedores ambulantes no local.

A Ctbel foi incumbida de remover uma parada de ônibus no sentido Belém-Ananindeua e transformá-la em dois pontos seletivos. Foi removido o ponto de ônibus em frente ao shopping center, utilizado por cerca de 35 linhas de ônibus, e, agora, um ponto fica em frente a uma farmácia e o outro na frente da Galeria BR. As paradas no sentido Ananindeua-Belém não sofrem mudança de local, mas passam a funcionar com reordenamento das linhas de ônibus.
Na próxima sexta-feira (7), o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, irá abençoar o Pórtico Metrópole. Para o aniversário de Belém, em 12 de janeiro, a Prefeitura pretende entregar a primeira parte do Portal da Amazônia.
Fonte: Portal ORM
Nenhum comentário:
Postar um comentário